Devido um vazamento de gás no apartamento, uma família acabou ficando ferida devido à falta de equipamentos de segurança anti incêndio no local
Infelizmente, no último domingo (13/02/2022), ocorreu uma explosão em um apartamento na cidade de Campinas, no bairro Jardim Santa Lucia, onde três pessoas acabaram ficando feridas.
O acidente ocorreu por possível vazamento de gás, não sendo ainda esta a causa confirmada pelo corpo de bombeiros.
As vítimas, uma senhora de 84, e um de seus filhos, de 61, acabaram sendo levados para hospitais e receberem o devido tratamento.
A idosa está internada no setor de queimados do Hospital Irmãos Penteado, e o filho foi para o Hospital de Clínica (HC) da Unicamp. O outro filho da idosa, que não teve sua idade revelada, é portador de esquizofrenia e saiu correndo do apartamento na hora da explosão. Ele foi encontrado horas depois e aparentemente seu estado de saúde não é grave.
A Comgás, Companhia de Gás de São Paulo recebeu um chamado por volta das 8h45m da manhã de domingo, e se dirigiu ao local devido a um suposto vazamento de gás. Mesmo assim, até agora, a empresa, corpo de bombeiros e o próprio condomínio ainda não divulgaram a causa da explosão.
Após o incidente, o prédio acabou sendo interditado, mas horas depois a estrutura já havia sido liberada.
Infelizmente, acidentes como esses não são difíceis de acontecerem. Toda estrutura necessita de segurança contra vazamentos de gás e ou incêndios, e isso é algo que nos tempos atuais, não é algo difícil de se encontrar.
A questão é que muitos moradores de condomínios, hóspedes de hotéis, ou frequentadores de comércios, restaurantes e etc, acabam não sabendo que muitas vezes estão correndo riscos severos á saúde, por estarem presentes em locais que não possuem equipamentos de detecção e ação anti incêndios e vazamentos.
Segundo a NBR 17240/10, é preciso que empresas especializadas nesse ramo atendam a todas as terminologias e exigências na hora de fornecerem seus produtos e serviços. Do mesmo modo, por parte da legislação, a instrução técnica 19/2019 também aborda como comércios, lojas e prédios em geral devem estar atentos a questão da segurança contra incêndios, vazamentos de gás e explosões.
Nós, da Abafire, nos solidarizamos com a família e desejamos completa recuperação a todos. O conteúdo deste blog tem justamente a intenção de alertar sobre este perigo que, infelizmente, pode estar mais próximo do que imaginamos.
Como moradores ou frequentadores de algum espaço fechado, se atentem e cobrem sempre as corretas medidas de segurança em relação a este assunto. Como empresas, busquem outras empresas do ramo de detecção e prevenção contra incêndios, a fim de fornecerem segurança ao seus, e também de estarem em completa harmonia com as legislações.
Fique atento a nossos e-mails e blogs e continue nos acompanhando para mais dicas e notícias.
Confira a matéria no G1.https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/02/13/incendio-em-apartamento-deixa-feridos-em-predio-de-campinas.ghtml
Existe alguma norma para manutenção dos sensores de gás GLP e Natural para condomínio.