Os detectores de fumaça autônomos são equipamentos que tem a função de detectar a presença de fumaça em um determinado ambiente e alarmar o local sobre a ocorrência de um princípio de incêndio.

Existem basicamente dois tipos de detectores autônomos de fumaça, sendo o primeiro mais simples que é bastante utilizado em residências. Neste primeiro modelo o detector possui apenas uma sirene interna e, ao detectar a presença de fumaça no ambiente, o detector ativa sua sirene interna alertando o local sobre um princípio de incêndio.

O segundo modelo de detector de fumaça é aquele que possui uma saída relé NA e NF, que serve para ativar ou desativar equipamentos eletroeletrônicos automaticamente ao entrar em alarme. A saída relé NA (Normalmente aberta) serve para ativar algum dispositivo externo, como uma sirene de alta potência, uma bomba d’água, uma central de alarme, etc.

Já a saída relé NF (Normalmente Fechada) serve para desativar equipamentos como portas eletrônicas, catracas, válvulas, etc.

Os detectores autônomos tem tensão de alimentação em 127/220 volts automático e também possuem uma bateria interna de 9 volts que entra em ação automaticamente caso falte energia na rede elétrica.

Como este tipo de detector não é idealizado para ser ligado em centrais de alarme de incêndio (Pois não funcionam em 24 Volts), não é possível utilizar este equipamento para regularização das edificações que pretendem passar pela vistoria do Corpo de Bombeiros e receber o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O Corpo de bombeiros não aprova este tipo de detector pois ele não está em conformidade com a NBR 17240.