Os Sensores / Detectores de Gás são equipamentos de prevenção de incêndio que tem função de detectar vazamentos e/ou acúmulo de gás em um determinado ambiente e, então, emitir um alarme.

A instalação dos detectores de gás em conjunto com centrais de alarme de incêndio, que é a mais comum, onde os detectores de gás entram em alarme e avisam a central para que o responsável por vigiá-la tome uma atitude cabível.

Quando o detector de gás entra em alarme, quer dizer que houve a detecção de presença de volume acumulado de gás em dado ambiente e, possivelmente, pode vir a ocorrer uma explosão e/ou incêndio no local.

Existem diversos tipos de detectores de gás e cada um deles possui uma aplicação ideal, onde se deve saber exatamente qual o tipo de gás que pode vir a “vazar” e deseja-se realizar a detecção.

Os modelos de detectores de gás podem ter critério único de detecção (Detectam a presença de um tipo específico de gás) ou podem ser do tipo multicritério para detectar vários tipos de gases em um só produto. (GLP, GN, Gás de Carvão, Monóxido de carbono, Etc.).

Existem ainda detectores especiais de Gás Monóxido de Carbono (CO) para ser instalados em em garagens ou em locais confinados que utilizem motores a combustão para evitar possíveis danos a saúde ou envenenamento das pessoas que transitam ou habitam o local por um grande período de tempo.