O Detector de Fumaça Convencional realiza a rápida detecção de fumaça no ambiente caso ocorra um princípio de incêndio. É um equipamento versátil e pode ser adaptado para aplicações diversas.

Instalação e Compatibilidade

O equipamento se adapta a vários tipos de centrais de alarme de incêndio convencionais. Pode ser ligado a qualquer central convencional independentemente da marca e modelo do fabricante da central.

Também pode ser ligado de forma “autônoma” a painéis elétricos, ou em aplicações de comando e ativação direta.  Nesta última, os detectores são alimentados diretamente por fonte em 12 ou 24 volts. Ativam ou desativam equipamentos eletroeletrônicos externos através de sua saída relé NA.

A saída relé NA (Normalmente aberta) serve para ativar algum dispositivo externo, como uma sirene de alta potência, uma bomba d’água, um módulo endereçável, etc. É possível converter a saída relé NA do detector em uma saída relé NA/NF através de uma bobina de relé auxiliar e, com isso, o detector consegue também desligar equipamentos automaticamente.

Também é possível realizar a ligação do Detector de Fumaça Convencional em centrais de alarme de incêndio endereçáveis. Isso é possível com a ajuda de um módulo de endereçamento. Entretanto, este tipo de instalação só é indicado quando se tem um espaço não compartimentado que possuem diversos pontos de detecção unificados neste espaço (Como um salão de eventos, por exemplo).

Os detectores convencionais não possuem protocolo de comunicação fechado, portanto, são versáteis e podem ser adaptados a diversas aplicações elétricas.

Conformidade com as Normas

Vale lembrar que instalações autônomas não são aceitas para regularização das edificações que pretendem passar pela vistoria do Corpo de Bombeiros e receber o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). O Corpo de bombeiros não aprova a instalações autônomas pois, para ser aprovada, a instalação tem que estar em conformidade com a NBR 17240 e todos os elementos tem que se corresponder com uma central de alarme de incêndio.