Os Acionadores Manuais / Botoeiras de Alarme de Incêndio Endereçáveis somente podem ser ligadas na central de alarme de incêndio endereçável do mesmo modelo da botoeira, pois ambos os produtos possuem protocolo de comunicação fechado.

É possível conectar acionadores manuais do tipo convencional junto à centrais endereçáveis, desde que se utilize um módulo de endereçamento para realizar a comunicação entre o acionador manual convencional e a central endereçável.

Estes equipamentos tem como única função avisar para a Central de Alarme de Incêndio que existe uma situação emergencial em algum ponto específico da edificação.

Quando os acionadores manuais estão acoplados na central endereçável, cada aacionador recebe um endereço “nome” individual e se alguém acioná-lo, a central de alarme de incêndio saberá o exato local onde a botoeira foi ativada, indicando que existe uma possível situação emergencial.

Para que este equipamento avise a Central de Alarme de Incêndio sobre a existência de uma emergência, é preciso que alguma pessoa esteja no local onde existe um princípio de incêndio e, após visualizar a situação de perigo, aperte o botão frontal do Acionador Manual de Alarme de Incêndio.