O detector de vazamento de gás autônomo é um equipamento que tem a função de entrar em alarme muito antes um vazamento de gás ofereça risco de explosão. Quando o detector percebe o vazamento de gás em um determinado ambiente ele emite um alerta sonoro e também ativa sua saída relé para alarmar o local sobre o perigo de explosão na edificação.

Existem basicamente dois tipos de instalações possíveis do detector de vazamento de gás autônomo, sendo o primeiro e mais simples (que é bastante utilizado em residências), onde o detector é conectado na tomada e emite um forte alerta sonoro através de sua sirene interna ao detectar a o vazamento de gás em uma edificação alertando sobre o risco de explosão no local.

A segunda forma de instalação do detector de gás autônomo é em conjunto com uma válvula solenoide (mais conhecida como válvula de bloqueio de gás). Neste tipo de instalação, quando o detector verifica que existe vazamento de gás no local, além dele emitir um potente alerta sonoro, ele também utiliza sua saída relé NA ou NF para enviar um sinal de bloqueio para a válvula solenoide que, por sua vez, bloquei a admissão de gás no local em questão, evitando uma possível explosão.

A saída relé NA e NF do detector também serve para ativar ou desativar qualquer equipamento eletroeletrônicos automaticamente ao entrar em alarme, sendo que a saída relé NA (Normalmente aberta) serve para ativar algum dispositivo externo, como uma sirene de alta potência, uma bomba d’água, uma central de alarme, etc. Já a saída relé NF (Normalmente Fechada) serve para desativar equipamentos como portas eletrônicas, catracas, válvulas, etc.

O detector de gás autônomo tem tensão de alimentação em 127/220 volts automático e pode ser conectado diretamente na tomada.