Todos os anos, ocorrem no Brasil, uma quantidade alarmante de acidentes ocasionados por explosão por vazamento de gás.
E esses casos vem aumentando significativamente ano a ano, configurando uma estatística preocupante e desastrosa. A falta de determinadas providências, são fundamentais para o aumento desses acidentes.
Alguns fatores são predominantes que provocam tais acidentes:
- Armazenagem inadequada dos botijões;
- Falta de manutenção, nas instalações, tubulações, mangueiras, etc;
- Deficiência na fiscalização dos órgãos competentes;
- Inexistência de uma legislação específica, obrigando a qualquer edificação, seja ela do tamanho que for, de utilização industrial, comercial, ou doméstica, a instalarem equipamentos de prevenção, detecção e alarme;
- Campanhas de divulgação, junto a população de todo o país, dos órgãos competentes em segurança, instruindo e conscientizando sobre os cuidados necessários e a aplicação dos métodos e equipamentos de prevenção de acidentes.
Algumas tragédias seriam evitadas se houvesse consciência da utilização de alguns equipamentos de segurança.
Em 12/03/2008, incêndio ocasionado por vazamento de GLP (gás de cozinha), numa escola estadual, na Vila Curuçá em São Paulo, deixa duas mulheres feridas.
Em 13 de outubro de 2011, explosão por vazamento de gás, num restaurante da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, deixa três mortos e dezessete feridos;
Em 09 de março de 2016, explosão por vazamento de gás, numa residência em Taboão da Serra, São Paulo, deixa dois mortos e duas pessoas feridas.
Em 05 de abril de 2016, explosão por vazamento de gás, num prédio de cinco andares de um conjunto habitacional, na zona norte do Rio de Janeiro, cinco pessoas morreram e nove ficaram feridas.
Em 18/07/2017, explosão por vazamento de gás, numa granja em Olinda, Grande Recife, uma mulher morreu.
Todas essas foram tragédias anunciadas. E infelizmente, muitas outras, ainda estão para acontecer.
E isso por que?
Primeiro, porque há uma certa condescendência dos órgãos fiscalizadores.
E segundo, falta consciência a cada habitante deste país.
A maioria da população é negligente com os sistemas de prevenção proteção de segurança. Acreditam que uma explosão de gás só vai acontecer no vizinho e que elas estão protegidas. Ledo engano.
Uma explosão de gás, mesmo que seja no vizinho, na maioria das vezes, também atinge as edificações no entorno, trazendo, além de prejuízos materiais, corre-se o risco de ceifar vidas.
Como me proteger de um acidente devido a explosão de vazamento de gás?
A Abafire, indica como equipamentos essenciais para prevenção de acidentes por vazamento de gás, a instalação de um detector de vazamento de gás e uma válvula solenoide.
O detector de vazamento de gás mede a concentração no ambiente de gás natural, ou GLP.
Quando atinge um índice de 20% de saturação de gás no ambiente, ele alarma, bipando através de um buzzer interno.
Como o detector de vazamento de gás Abafire, possui uma saída relê, assim que alarmar, manda um sinal elétrico para a válvula solenoide, cortando automaticamente a alimentação do gás.
Podemos concluir, que muitos acidentes seriam evitados, se nos imóveis afetados, fossem equipados com os respectivos equipamentos de prevenção e segurança.
Os equipamentos da Abafire são eficientes, de simples de instalação e com um custo bem acessível.