Exigido pela NBR 9050, a sirene audiovisual de emergência, com módulo endereçável, código AFSAVPNE-E é idealizada para ser instalada na parede que fica imediatamente do lado de fora dos sanitários, quartos e demais acomodações destinadas aos portadores de necessidades especiais (PNE) e deve ser instalado obrigatoriamente em conjunto com o acionador manual de emergência PNE, com módulo endereçável, código AFAMPNE-E, que ficará dentro do sanitário, quarto, ou outro cômodo qualquer destinado aos portadores de necessidades especiais.
O método de acionamento da sirene AFSAVPNE-E é o seguinte:
Quando a botoeira / acionador manual de emergência PNE, tipo endereçável, código AFAMPNE-E, é acionado devido a alguma emergência (através do pressionamento do seu botão de alarme frontal), ela envia um sinal de alarme para o módulo de endereçamento código MDI520 que, por sua vez, irá enviar um sinal de alarme para a central de alarme de incêndio endereçável da linha CIE.
Quando a central de alarme de incêndio endereçável da linha CIE recebe esse sinal de alarme proveniente do botão de alarme PNE, ela identifica o local exato de onde esse alarme foi gerado e envia uma ordem de alarme para o módulo de saída, endereçável, código MIO520.
Quando o módulo MIO520 recebe esta ordem de alarme, proveniente da central de alarme de incêndio, ele envia energia elétrica para a sirene audiovisual PNE, código AFSAVPNE-E, que estará instalada em cima da porta, do lado de fora do quarto ou do banheiro em que a botoeira PNE estará instalada, ativando a mesma através da saída relé NA pertencente ao módulo.
Assim, como uma lâmpada acende quando ativamos o interruptor, a sirene audiovisual endereçável código AFSAVPNE-E irá entrar em alarme quando o botão de emergência AFAMPNE-E for acionado, porém, irá ser intermediada pelos módulos endereçáveis que servem para mostrar o exato local de onde veio o alarme.
Quando a situação de emergência se normaliza, é necessário resetar o sistema. Para isso é necessário reeiniciar a central e também resetar o acionador manual, realizando uma rotação do botão frontal pertencente ao acionador manual / botoeira para sanitários e quartos PNE, código AFAMPNE-E. Quando ambos os produtos são resetados, a sirene de alarme PNE para de tocar, indicando que a situação se normalizou.
Por se tratar de um equipamento endereçável, a instalação deste modelo de sirene audiovisual somente é indicada para compor grandes instalações (acima de 40 pontos no total ) e deve ser programada e endereçada antes de ser instalada.
Este produto respeita todas as resoluções normativas da NBR 9050 em relação ao seu tipo de invólucro, que possui cantos arredondados e também possui os avisos de emergência destacados na cor vermelha em conjunto com a sinalização PNE.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.