Exigido pela NBR 9050, o acionador manual e sirene audiovisual para alarme em acomodações de portadores de necessidades PNE deve ser instalado em banheiros, quartos e demais locais que recebem pessoas PNE. O KIT PNE é composto de uma Botoeira Tipo Soco e uma Sirene Audiovisual.

Tem como função enviar um alerta local, através de som e de flashes luminosos (tipo Estroboscópicos), com a finalidade de avisar para uma ou mais pessoas responsáveis pela vigilância destes locais sobre possíveis situações emergenciais, como uma situação onde o portador de necessidades especiais sofreu uma queda, por exemplo.

O KITPNE é composto por dois produtos, trabalhando em conjunto, que podem ser destinados à instalação cabeada ou para instalações sem fio (wireless).

O primeiro é o acionador manual tipo soco, código AFAMPNE (Para instalações cabeadas) ou AFAMPNEW (Para instalações Sem Fio – Wireless).

O segundo item que compõe o KIT PNE é a sirene audiovisual a LED, cujo modelo também pode variar entre o sistema sem fio – wireless, sob o código AFSAVW ou pelo sistema cabeado, sob o código AFSAVPNE (Para instalações em 110 / 220 Volts).

O acionador manual deve ser instalado diretamente na acomodação PNE (Quartos, sanitários, etc) e a sirene audiovisual deve ser instalada fora da acomodação (corredor, hall, etc.) ou em algum lugar em que exista alguma pessoa responsável por tomar alguma atitude de socorro se o alarme estiver ativado.

Os equipamentos são interconectados através de fiação ou através de rádiofrequência (A depender do modelo de alarme escolhido) e numa situação emergencial (Ex: uma queda da pessoa portadora de necessidades especiais – PNE), a mesma pode apertar o botão de alarme até seu travamento, fazendo com que a sirene entre em alarme, emitindo um alerta de 100 dB e também piscando rápidos flashes de luz à LED (100 flashes por minuto). Quando o alarme entra em atividade, as pessoas que transitam no local ou a pessoa responsável pela segurança podem identificar este alarme e realizar alguma ação de socorro.