O Detector de Chama Autônomo é um equipamentos que tem a função de detectar a presença de qualquer tipo de chama. Por menor e menos visível que a chama seja, o equipamento será capaz de alarmar o local sobre a ocorrência de um princípio de incêndio.
Tipos de instalação
Existem basicamente duas formas de instalações possíveis do detector de chama autônomo:
- Primeira e mais simples que é a instalação do detector em uma fonte 12 ou 24 volts. A finalidade do detector é emitir um alerta sonoro através de sua sirene interna ao detectar a presença de chama. Por menor que a chama seja, em uma edificação ou qualquer outro local, ele deve alertar sobre o risco de incêndio.
- Segunda forma de instalação é a utilização da saída relé NA e NF do detector, que serve para ativar ou desativar equipamentos eletroeletrônicos. A desativação ocorre automaticamente assim que o detector reconhece a presença de chama no local e entra em estado de alarme.
A saída relé NA (Normalmente aberta) serve para ativar algum dispositivo externo. Como por exemplo uma sirene de alta potência, uma bomba d’água, uma central de alarme, etc. A saída relé NF (Normalmente Fechada) serve para desativar equipamentos como portas eletrônicas, catracas, válvulas, etc.
Uso de Detectores e a Normatização
Vale lembrar que instalações autônomas não são aceitas para regularização das edificações pela vistoria do Corpo de Bombeiros e receber o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
O Corpo de bombeiros não aprova a instalações autônomas. Para ser aprovada, a instalação tem que estar em conformidade com a NBR 17240 e todos os elementos tem que se corresponder com uma central de alarme de incêndio.
Detector de Chama Autônomo