A central de alarme de incêndio endereçável, código CIE1125, é um equipamento que sempre deve ser instalado na parede dos locais onde existem pessoas aptas e treinadas para realizar a vigilância e operação do sistema de alarme de incêndio.
Podemos dar como exemplo destes tipos de locais, as recepções, portarias, salas de segurança, etc.
Este equipamento é considerado o “cérebro” do sistema de alarme e detecção de incêndio e possui três funções essenciais.
A primeira função é alimentar constantemente seus dispositivos periféricos de entrada (que são os detectores, botoeiras de alarme de incêndio e módulos endereçáveis) e ao mesmo tempo, realizar a comunicação lógica com os mesmos a fim de confirmar se os mesmos estão funcionando em perfeitas condições e receber sinais de alarme quando os dispositivos periféricos entram em ativação.
Esta alimentação elétrica é realizada através de cabos elétricos (Positivo e Negativo) e sua infraestrutura de instalação deve respeitar a norma para projetos de alarme e detecção de incêndio (NBR 17240), em conjunto com a norma de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410). Como este modelo de central de alarme de incêndio é do tipo endereçável, é necessário utilizar o cabo blindado de alarme e detecção de incêndio, com no mínimo 1,0 mm² de espessura (para distâncias até 1500 metros).
A segunda função da central de alarme de incêndio endereçável com um laço e 125 endereços, código CIE1125, é realizar a rápida e exata identificação do local onde está ocorrendo um princípio de incêndio, através do protocolo de comunicação e endereçamento, que também é realizado com os dispositivos periféricos através da fiação (Positivo e Negativo).
Sempre que for preciso cadastrar um endereço em qualquer dispositivo periférico destinado a detectar ou alarmar um princípio de incêndio em determinado local, é necessário que esse dispositivo periférico seja configurado e endereçado ( através de um software gratuito de fácil operação), para que, enfim, possa ser instalado no ambiente para qual foi projetado, e consiga enviar para a central a exata localização da ocorrência de um princípio de incêndio (Exemplo: 1o Andar, 2o Andar, Subsolo 1, etc).
Este modelo de central de alarme de incêndio endereçável (Código CIE1125), possui 01 laço e 125 endereços, ou seja, com apenas um par de fios (positivo e negativo), a central CIE1125 é capaz de nomear até 125 locais diferentes (endereços) entre detecção, alarme e outros dispositivos, no visor de LCD que fica na parte frontal da central.
Se qualquer um dos 125 dispositivos entrar em alarme, ele irá enviar o seu nome de configuração para a central de alarme de incêndio endereçável, código CIE1125. Este nome é o local onde ele está instalado, de forma que facilite as ações de evacuação da edificação e do combate do incêndio, devido a agilidade na identificação do local onde está ocorrendo um princípio de incêndio.
É importante dizer que a central além de estar apta a receber os sinais de alarme dos dispositivos periféricos, também pode receber sinais de qualquer dispositivos que possuam uma saída de contato seco. Estes dispositivos podem “conversar” com a central através do módulo de entrada, código MDI520.
O tipo de instalação descrita acima (em conjunto com módulos de entrada) é muito frequente em shoppings centers, onde cada loja possui um sistema de detecção interno e cada um destes sistemas se comunica com a central do shopping, via módulos de entrada.
Por fim, a terceira função da central de alarme de incêndio endereçável de 01 laço e 125 endereços, código CIE1125 é, assim que recebe um sinal de alarme, enviar ordens anteriormente programadas para que seus dispositivos periféricos de saída (Sirenes, Módulos e Relés) possam realizar ações de alerta, alarme e, também, realizar ações de automação e/ou ações que facilitem a evacuação da edificação em conjunto com outros dispositivos da edificação (como catracas, portas automáticas, bombas e motores, etc).
Essas ações de alerta, alarme, evacuação e automação são realizadas automaticamente assim que a central recebe a comunicação da ocorrência de um princípio de incêndio enviada pelos dispositivos periféricos de entrada (Detectores, Botoeiras de Alarme de Incêndio e módulos de entrada).
A central de alarme de incêndio endereçável código CIE1125 pode acionar suas sirenes de alerta e alarme diretamente pelos fios de laço (Sirenes endereçáveis) ou pode acionar a sirenes e alarmes visuais através de uma saída de sirenes especial para esta função, que fica na placa da central.
Além da ativação das sirenes e alertas visuais, a central também pode realizar automações e ações que facilitem a evacuação diretamente pelos fios do laço, através do auxílio do módulo de entrada e saída, código MIO520, ou pode realizar estas ações através de uma saída relé NA/NF, específica para estas funções, que também fica na placa da central.
Todas as ações descritas acima podem ser programadas através do software gratuito, para ocorrerem imediatamente quando a central recebe um sinal de alarme, ou podem ocorrer de forma temporizada (de 0 a 6 minutos), para que este atraso na ativação das saídas da central dê tempo de alguém ir no local do princípio de incêndio verificar a gravidade da situação, como forma de evitar evacuações e pânicos desnecessários.
Estas ações podem ocorrer de forma individual ou de forma coletiva, inclusive com interdependência entre eventos, também através da configuração das regras e grupos de ações no software da central.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.