A Central de Iluminação de emergência de 12 Volts e 240 Watts, código AFB240 é um equipamento que deve ser instalado na parede das edificações, preferencialmente na metade da distância total de sua fiação (Ex: Se um prédio tem 20 Andares, a central deve ficar no décimo andar) e tem como função entrar em funcionamento de forma automática, assim que ocorre a queda na energia da rede elétrica convencional (127/220V) da edificação.
Quando o circuito eletroeletrônico da central de iluminação de emergência, código AFB240, identifica a falta de energia elétrica na rede convencional da edificação (127/220V), ele automaticamente envia energia elétrica (proveniente de sua bateria) para a rede de lâmpadas de emergência que estão conectadas junto à central através de cabos elétricos, no intuito de iluminar os cômodos onde as lâmpadas estão instaladas, facilitando a evacuação da edificação.
OBS: Normalmente a central de iluminação de emergência mantém as lâmpadas de emergência desligadas enquanto recebe energia da rede elétrica 110/220V.
Para conseguir realizar a iluminação dos locais onde as lâmpadas de emergência estão instaladas, mesmo sem energia na rede elétrica, a central de iluminação de emergência AFB240 deverá receber uma bateria (não inclusa no produto), que pode ficar localizada dentro do invólucro do produto ou pode ficar externa ao produto, tendo autonomia de iluminação de emergência variável de acordo com a corrente da bateria escolhida.
Quando a energia elétrica convencional (127/220V) retorna à rede elétrica da edificação, o circuito eletroeletrônico do produto verifica que existe presença de energia elétrica na rede e automaticamente desliga todas as lâmpadas que estão conectadas junto a central.
Depois de desligar todas as lâmpadas de emergência pertencentes à edificação, o circuito eletroeletrônico do produto passa a recarregar a bateria que foi utilizada para manter a iluminação do local durante a queda de energia.
Para assegurar a qualidade do produto, o circuito eletroeletrônico da central de iluminação de emergência AFB240 possui controle de descarga da bateria, evitando a descarga total da bateria mesmo quando existe um longo período sem energia, contribuindo para maior vida útil da bateria.
Além do controle de descarga, a central de iluminação de emergência AFB240 possui controle de flutuação das baterias, ou seja, controla a quantidade de energia que é enviada para as baterias quando elas estão 100% carregadas, o que também contribui para maior vida útil das mesmas.
O produto AFB240 é preferencialmente instalado em edificações que ainda estão em processo de construção e finalização, portanto, possuem espaço disponível para passar a infraestrutura de instalação (Tubos de Aço Galvanizado e Fiação Elétrica).
A central de iluminação de emergência código AFB240 tem como ponto positivo a facilidade na manutenção e troca das baterias, pois existe apenas uma bateria que alimenta todas as luminárias de emergência.
Outro ponto positivo é que, ao utilizar o sistema centralizado, é possível ter o controle do tempo de autonomia em iluminação de emergência pois, uma vez que se aumenta a corrente da bateria, também é ampliado o tempo de iluminação de emergência nas luminárias.
A central pode ser utilizada para enviar energia elétrica tanto para luminárias pequenas, como aquelas de 30 LEDs, quanto a luminárias de alta potência, como os projetores de LED. É importante se atentar a tensão e consumo de cada luminária de emergência, pois a central tem potência limitada em 240 Watts e envia apenas 12 Volts para as luminárias.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.
ATENÇÃO:
Este equipamento é utilizado para auxiliar na evacuação da edificação em caso de incêndio ou outra emergência onde a energia elétrica é totalmente cortada da edificação e se faz necessário uma iluminação das rotas de fuga por 1 hora pelo menos, para que se consiga concretizar a evacuação da edificação com segurança.
Caso exista a necessidade de iluminar a edificação no intuito de continuar com as atividades normais de cada local da edificação, é aconselhado utilizar um gerador de energia através de combustíveis.