A discadora telefônica para alarme e monitoramento remoto, código AFDISC, é um equipamento que deve ser instalado em conjunto com a saída relé das centrais de alarme de incêndio e, também, deve ser instalada em conjunto com a linha telefônica ou com um ramal da linha telefônica e tem como função a realização de ligações telefônicas para até 9 números sequenciais, no caso da central de alarme de incêndio localizar um principio de incêndio ou alguma outra situação emergencial.
Este equipamento pode ser instalado em conjunto com qualquer produto que possua uma saída relé para ativação da discadora telefônica AFDISC. Até mesmo um interruptor simples (desses utilizados para acender lâmpadas) pode enviar um sinal de ativação da discadora.
O produto é ideal para ser utilizado em locais onde existe um sistema de alarme e detecção de incêndio instalado, porém, esse sistema não é vigiado localmente (Por um porteiro, segurança, recepcionista, etc) as 24horas do dia, como determina a NBR17240.
É extremante importante que a norma seja respeitada, pois um sistema de alarme de incêndio que não possui vigília as 24horas do dia, está contribuindo para uma baixa segurança no local, podendo inclusive colocar pessoas em risco de vida devido a demora na identificação do princípio de incêndio, bem como no combate do mesmo ou da evacuação da edificação, ocasionado pela falta de ter alguém realizando vigilância física do sistema, pela central de alarme de incêndio.
Nos casos acima, a discadora telefônica é instalada em conjunto com a central e, ao ocorrer um alarme, a discadora liga para até 9 números programados, em sequência, avisando que existe alguma situação emergencial no local. Se um dos números não atende a ligação, a discadora telefônica passa a discar, automaticamente, para o próximo número configurado.
As pessoas responsáveis pelo recebimento das ligações (como o síndico da edificação, algum bombeiro civil que habita o local, um segurança que faz ronda na edificação, o dono ou gerente da empresa/loja, etc) podem, então, se dirigir ao local ou tomar as atitudes no intuito de proteger as pessoas que estão na edificação ou até mesmo a própria edificação e os bens materiais que se encontram nela.
O equipamento possui manuseio extremamente simples, onde a programação dos números telefônicos é realizada no próprio teclado frontal do equipamento e é salva em um dispositivo de armazenamento interno, chamado EPROM, que não perde a programação mesmo quando o equipamento fica sem energia.
Quando o módulo isolador IDL520 identifica essa situação de falha na fiação, ele informa pra a central que o sistema está em falha, portanto, opera parcialmente.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.