O detector de Fumaça Linear Óptico (Reflexive Beam Detector), código C9105RE, é um equipamento que tem função de realizar a detecção da presença de fumaça no ambiente caso ocorra um princípio de incêndio e é indicado para proteger grandes áreas não compartimentadas, como galpões industriais, supermercados, entre outras aplicações em áreas grandes.
O detector de fumaça linear é composto de duas partes, a primeira parte é a caixa com o emissor / receptor que realiza o disparo do feixe de detecção infravermelho e a captura do feixe refletido. A segunda parte do produto são os prismas refletivos que são os responsáveis por “abrir” a lâmina de detecção.
O conjunto de emissor e receptor compõem o detector de fumaça linear que formam uma lâmina de detecção de 100 metros de comprimento por 14 metros de largura.
Este detector possui média sensibilidade, portanto, necessita de uma fumaça relativamente densa para entrar em alarme. A fumaça de um cigarro, por exemplo, não seria o suficiente para ativar o detector.
Quando o equipamento detecta a presença fumaça em determinado ambiente, ele ativa, através de sua saída relé, o módulo de entrada endereçável, código MDI520. Este módulo irá comunicar o alarme para a central de alarme de incêndio endereçável da linha CIE.
Quando o detector de fumaça linear código C9105RE é ligado em conjunto com o módulo de entrada código MDI520, somente pode enviar sinais de alarme para as centrais de alarme de incêndio endereçáveis da Intelbras, modelos: CIE1125, CIE1250 e CIE2500
Por se tratar de um equipamento endereçável, a instalação deste modelo de detector somente é indicada para compor grandes instalações (acima de 40 pontos no total ) e este detector deve ser programado e endereçado antes de ser instalado.
Neste tipo de instalação, o detector avisa para a central de alarme de incêndio endereçável sempre que realiza a detecção da ocorrência de fumaça em determinado ambiente, possibilitando uma rápida localização de um princípio de incêndio em qualquer lugar da edificação.
Quando a central de alarme de incêndio endereçável recebe o sinal de alerta proveniente do detector de fumaça linear código C9105RE, ela realiza automaticamente as ações que lhe foram programadas, como tocar uma sirene, tocar todas as sirenes, liberar as portas automáticas, entre outras diversas ações possíveis.
Para que este detector ative ou desative algum elemento específico, como uma motor de exaustão, uma sirene, ou qualquer outra ação de automação, é necessário que se instale um módulo de entrada e saída na fiação de laço.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.