O detector de vazamento de gás, código AFDG2, é um equipamento que deve ser instalado diretamente na tomada de determinados ambientes (como em cozinhas ou demais locais que utilizam o Gás Liquefeito de Petróleo – GLP e/ou o Gás Natural – GN) e tem como função principal a rápida detecção da presença de gás na atmosfera do ambiente em que está instalado, de forma a evitar que ocorra uma possível explosão no local.
Quando o sensor de gás detecta a presença de um gás cuja a concentração volumétrica está tendendo a atingir o LIE (Limite Inferior de Explosividade) e pode, com isso, oferecer sérios riscos de explosão no local, o detector entra inicialmente em estado de alerta (1% do LIE) e passa a emitir “BIPs” de alerta.
Se o volume de gás continuar aumentando, o detector irá entrar em alarme geral (10% do LIE), disparando sua sirene interna e ao mesmo tempo ativa ou desativa sua saída relé, que pode enviar um alerta para uma central de alarme de incêndio, central de alarme residencial, unidade discadora telefônica, módulos e demais automações.
NOTA: O LIE é o volume mínimo necessário de acumulo de gás em um determinado ambiente para que ocorra uma explosão, caso haja a ignição por fagulhamento. Se o volume de gás em determinado ambiente atingir 100% do LIE, qualquer chama ou fagulha fará o local explodir.
Exemplo: supondo que o LIE de um local qualquer seja 1 m³ de gás. O detector código AFDG2 irá emitir “BIPs” de alerta quando o volume de gás atingir 1% deste LIE, ou seja, 0,01m³. O detector somente irá entrar em alarme geral quando este volume de gás atingir 10% do LIE, ou seja, 0,1m³.
No exemplo acima, o local em questão somente correria risco de explosão caso o volume de gás atingisse 1m³ (100%).
Este equipamento é ideal para ser instalado em qualquer local que utilize gases inflamáveis como fonte de combustível, como residências, restaurantes, indústrias, ambientes confinados, etc.
O sensor de gás AFDG2 é amplamente utilizado em todo o Brasil, em instalações autônomas, em instalações centralizadas e também em instalações conjuntas à válvulas solenoides, que atuam de forma a bloquear o envio de gás para as tubulações, evitando que o vazamento de gás continue, prevenindo assim o local contra explosões.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.