A sirene de alarme de incêndio audiovisual à prova de tempo IP55, código AFSVFPT, é um equipamento que deve ser instalado na parede de determinadas áreas externas de uma edificação (sujeitas a sol, chuva, poeira, etc) e tem como função principal emitir um alarme sonoro ao mesmo tempo que emite um alerta visual, quando existe uma situação emergencial em que a central de alarme de incêndio enviou uma ordem de ativação para a sirene, no intuito de dar início a evacuação da edificação ou dar início a reunião da brigada de incêndio.
Para instalar a sirene em conjunto com uma central de alarme de incêndio basta conectá-la na saída de sirenes (Positivo e Negativo, 24Vcc), pertencente à Central de Alarme de Incêndio ou a qualquer painel elétrico ou fonte 24Vcc.
OBS: As sirenes de alarme de incêndio NÃO são ligadas diretamente no laço da central de alarme de incêndio.
A sirene audiovisual (Código AFSVFPT) possui a seleção de som através do esquema de ligação de sua fiação, combinando os fios de forma que o tipo de toque mude de contínuo para intermitente (oscilante). Os fios de instalação ficam na parte traseira, porém, internos ao equipamento e quando o tipo de som é escolhido, só é possível realizar a troca deste tipo de som manualmente, indo até o local, retirando a sirene da parede para alterar o tipo de som.
Por possuir flashes de luz vermelha via LED’s de alto brilho, esta sirene é indicada para ser instalada em qualquer edificação (Em áreas externas e sujeitas a intemperismos físicos como sol e chuva), até mesmo em áreas que possuam sons e barulhos conflitantes com o som da sirene, como fábricas e locais que utilizam máquinas barulhentas ou em locais em que deficientes auditivos possam vir a transitar na edificação.
O alarme sonoro da sirene AFSVFPT possui 100 decibéis, portanto, este modelo de sirene também é propício para ser instalado nas áreas externas de prédios comerciais e escritórios, edifícios residenciais, supermercados, shoppings centers, e demais áreas similares.
Ao contrário do que muitos pensam, as sirenes de alarme de incêndio NÃO são acionadas diretamente pelos acionadores manuais de alarme de incêndio (Popularmente conhecidos como botoeiras quebra-vidro) e sim pelas centrais de alarme de incêndio.
Quando a central de alarme de incêndio recebe o sinal de alarme de algum dispositivo periférico (Detectores ou Botoeiras), ela localiza de onde vem este alarme e, após identificar o local do alarme, realiza a ação que estiver em sua programação, sendo que uma das programações mais comuns é disparar uma ou mais sirenes da edificação.
Além da instalação em conjunto com centrais de alarme de incêndio, a sirene audiovisual código AFSVFPT pode funcionar em conjunto com qualquer fonte 24Vcc, porém, o corpo de bombeiros somente aprova sistemas de alarme de incêndio que possuam uma central de alarme de incêndio.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.