O detector de Temperatura e Termovelocimétrico convencional, com relé NA (Fixed and heat of rise detector with relay NO), código AFDTV, é um equipamento que deve ser instalado no teto de determinados cômodos de uma edificação e tem como função principal a rápida detecção do aumento da temperatura no ambiente caso ocorra um princípio de incêndio.
Este detector atua de duas formas diferentes. A primeira delas é a ativação quando a temperatura do ambiente ultrapassar os 57°C e a segunda atuação é a identificação da alteração brusca de temperatura no ambiente, onde o detector ativa se a temperatura variar 8°C em menos de um minuto.
O método de instalação mais comum dos detectores convencionais é a ligação dos mesmos em conjunto com centrais de alarme de incêndio convencionais, através de cabos elétricos.
Neste tipo de instalação, o detector avisa para a central de alarme de incêndio convencional sempre que realiza a detecção da variação anormal de temperatura em determinado ambiente, possibilitando uma rápida localização de um princípio de incêndio em qualquer lugar da edificação.
Quando a central de alarme de incêndio convencional recebe o sinal de alerta proveniente do detector de temperatura / termovelocimétrico código AFDTV, ela realiza automaticamente as ações que lhe foram programadas, como tocar as sirenes, liberar as portas automáticas, entre outras diversas ações possíveis.
Por se tratar de um equipamento convencional, este detector funciona em conjunto com qualquer Central de Alarme de Incêndio Convencional, pois ambos os equipamentos (detector e central) possuem protocolo de comunicação aberto.
Além da utilização do Detector de Temperatura / Termovelocimétrico em conjunto com uma Central de Alarme de Incêndio Convencional, pode-se adaptar o equipamento em painéis elétricos, Centrais de Alarme de Segurança e demais dispositivos de controle, através da saída relé NA interna ao detector.
Outra utilização muito comum deste detector é em lojas de shopping, onde o detector é instalado em conjunto com módulos de zona pertencentes à centrais de alarme de incêndio endereçáveis, através da saída relé Normalmente Aberta que fica na base do detector térmico convencional código AFDTV
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.