A botoeira / acionador manual de alarme tipo quebra vidro com saída relé NA/NF (Comando), código AFAM, é um equipamento que deve ser instalado na parede de determinados cômodos de uma edificação e tem como função principal a possibilidade de enviar um sinal de alarme para algum dispositivo receptor para ativar ou desligar o mesmo.
Pode comandar dispositivos como, por exemplo, sirenes, eletroímãs, catracas, centrais, entre outros elementos, através da interação humana com a quebra do vidro para acionamento do comando pertencente à botoeira de alarme.
Este acionador manual tem como função básica, servir de interruptor de energia elétrica para enviar energia ou deixar de enviar energia para um segundo equipamento, assim que a botoeira for acionada.
Tem como método de disparo tipo quebra-vidro, ou seja, se seu vidro for rompido, o equipamento acoplado à botoeira irá entrar em funcionamento ou deixar de funcionar, dependendo do tipo de ligação realizada. (NA – normalmente aberto ou NF – normalmente fechado)
Por possuir uma película protetora que serve para evitar ferimentos no dedo ou na mão da pessoa que realizou o acionamento manual, este equipamento NÃO vem com martelinho. Para quebrar o vidro basta pressionar o local indicado que o vidro se romperá.
Quando o vidro for rompido, o responsável pela manutenção deverá, obrigatoriamente, realizar a troca do vidro que foi rompido o quanto antes, para que o equipamento consiga retornar ao seu estado comum de vigília.
Atenção: O acionador manual código AFAM não pode ser utilizado em conjunto com uma Central de Alarme de Incêndio, pois o mesmo não possui LEDs de vigília e, segundo a NBR 17240, os LEDs de vigília são obrigatórios para saber se o equipamento está em funcionamento, mantendo-se em estado de supervisão ou em está em alarme.
Este equipamento também não é indicado para ser utilizado em sistemas de combate de incêndio, uma vez que para esta aplicação a NBR 17240 exige que o equipamento seja de cor diferente da cor vermelha.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.