Exigido pela NBR 9050, o acionador manual / botoeira de emergência código AFAMPNE é idealizado para ser instalado na parede dos sanitários, quartos e demais acomodações destinadas aos portadores de necessidades especiais (PNE) e deve ser instalado obrigatoriamente em conjunto com a sirene audiovisual de alarme PNE, modelo AFSAVPNE, que ficará imediatamente do lado de fora do cômodo onde o botão de emergência estará instalado.
A botoeira / acionador manual de emergência, código AFAMPNE, funciona basicamente como um interruptor de energia elétrica e, ao ser acionado (através do pressionamento do seu botão de alarme frontal), o acionador manual envia energia elétrica para a sirene audiovisual PNE, código AFSAVPNE, que estará instalada em cima da porta, do lado de fora do quarto ou do banheiro em que a botoeira PNE estará instalada.
Assim, como uma lâmpada acende quando ativamos o interruptor, a sirene audiovisual irá entrar em alarme quando o botão de emergência AFAMPNE for acionado, e emitirá um forte som de alerta e, também, emitirá flashes luminosos através de LEDs vermelhos, com o intuito de enviar um alerta local e fazendo com que uma ou mais pessoas responsáveis pela vigilância destes locais possam receber esse alerta e tomar ciência sobre possíveis situações emergenciais dentro do cômodo em questão, como uma situação onde o portador de necessidades especiais sofreu uma queda, por exemplo.
O botão de acionamento de alarme é do tipo soco-resetável, isenta de manutenção, onde a pessoa portadora de necessidades especiais é capaz de acionar o alarme mesmo se possuir algum tipo de mutilação nos membros superiores, uma vez que basta fazer pressão com qualquer parte do corpo (ombros, cotovelo, pés, etc.) para acioná-lo.
Quando a situação de emergência se normaliza, basta realizar uma rotação do botão frontal pertencente ao acionador manual / botoeira para sanitários e quartos PNE, código AFAMPNE, que o alarme irá parar de tocar automaticamente, ficando o produto pronto para ser acionado novamente se precisar.
Este acionador manual / botoeira de alarme PNE pode ativar qualquer sirene eletrônica, eletromecânica ou qualquer tipo de equipamento elétrico que possua entre 9 e 220 volts de tensão de alimentação e possua até, no máximo, 6 amperes de corrente em funcionamento.
É possível adaptar esse acionador manual em conjunto com centrais de alarme de incêndio convencionais que aceitem o contato seco como sinal de alarme.
Este produto respeita todas as resoluções normativas da NBR 9050 em relação ao seu tipo de invólucro, que possui cantos arredondados, na cor amarela, com índice de proteção IP65 (destinado a áreas que possam vir a receber jatos de água) e também possui os avisos de emergência destacados na cor vermelha e também em braile.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.