O Sistema de Alarme de Incêndio Convencional é melhor indicado para pequenas e médias instalações. Exemplo: lojas de shopping, pequenos edifícios, escritórios, comércios, etc. Possui baixo custo e atende cerca de 75% dos projetos de alarme e detecção de incêndio.
Sistema endereçável
O Sistema de Alarme de Incêndio Endereçável é indicado para médias-grandes e grandes instalações. Exemplos: shopping centers, grandes edifícios e condomínios (comerciais e residenciais), hipermercados, etc. Possui diversas aplicações e soluções para cada tipo específico de projeto. É indicado para cerca de 20% dos projetos de alarme e detecção de incêndio.
Diferenças entre o sistema convencional e endereçável
As diferenças entre o sistema convencional e o endereçável são dados basicamente:
- pelo modo como seu cabeamento é estruturado e pela diferença tecnológica entre eles.
Para identificar o local em que existe um princípio de incêndio, a Central de Alarme de Incêndio Convencional faz uma divisão. Ela divide a localização de seus dispositivos periféricos (detectores, acionadores, etc.) em setores (laços) e cada laço recebe um nome. Ao configurar a central, o usuário define o nome que será dado a cada setor (laço).
Já no sistema endereçável, para identificar o local em que existe um princípio de incêndio, a Central de Alarme de Incêndio endereçável distribui endereços individuais para cada equipamento que está ligado à ela.