Detector de Temperatura é um equipamento de prevenção a incêndio que permite identificar quando um ambiente atinge uma determinada temperatura. Existem modelos que também verificam a variação da temperatura num dado intervalo de tempo.
Tipos de Dectores de Temperatura
O Detector Térmico ou Detector de Temperatura entra em alarme quando a temperatura ambiente supera um nível de temperatura fixa padronizada no sensor. Essa temperatura geralmente é de 57 °C.
Já o Detector de Temperatura Termovelocimétrico entras em alarme quando existe uma variação brusca de temperatura ambiente em um curto espaço de tempo. Geralmente 8 °C em menos de 01 minuto. Também entra em alarme quando a temperatura ambiente supera um nível de temperatura fixada no sensor, geralmente 57 °C.
Instalação
Os Sensores de Temperatura, Térmicos e Termovelocimétricos Convencionais são instalados no teto de certo ambiente. Tem a função de detectar a alteração brusca da temperatura ambiente e comunicar automaticamente à central de alarme de incêndio. Informando assim, sobre a possível existência de uma situação emergencial.
Conformidade com as Normas
Alguns pontos devem ser observados para que um sistema de prevenção de incêndio esteja de acordo com a NBR 17240. Os detectores de temperatura devem, obrigatoriamente, estar instalados em conjunto com uma central de alarme de incêndio. Sendo assim, caso algum dos detectores entre em alarme, o mesmo deve automaticamente se comunicar com a central de alarme de incêndio e informar o exato setor da edificação em que existe uma situação emergencial.
Através da comunicação do detector termovelocimétrico e a central de alarme de incêndio, a pessoa responsável por realizar a vigília da central consegue, facilmente, identificar o setor exato da edificação em que existe um possível caso de ocorrência de incêndio e tomar as atitudes cabíveis.
Detector de Temperatura Convencional