O módulo isolador de curto circuito e de falhas, código IDL520 é um equipamento que deve ser instalado diretamente no laço das centrais CIE1125, CIE1250 E CIE2500 e tem como função identificar com maior facilidade o local da fiação onde existem falhas ou curto circuito, mantendo aquele pedaço da fiação isolado do restante da fiação, permitindo que o sistema continue operando mesmo com falha na fiação.
É um equipamento que serve para facilitar o comissionamento do sistema imediatamente após a instalação e também serve para facilitar as manutenções futuras, uma vez que se houver qualquer falha ou fuga de energia da fiação, o módulo já identifica a extensão da fiação em falha que corresponde o espaço entre módulos.
Pode ser considerado um equipamento de segurança de instalação elétrica, pois mantém o sistema em funcionamento mesmo em condições adversas de fiação.
É um equipamento diretamente endereçável, portanto, não necessita de alimentação externa 24V. Somente necessita da fiação de laço proveniente da central (positivo e negativo).
O módulo IDL520 possui bornes de entrada e saída para a fiação do laço (positivo e negativo) proveniente das centrais de alarme de incêndio endereçáveis da linha CIE520. Quando existe alguma situação adversa na fiação (Como uma fuga à terra, ou um curto-circuito), o módulo informa se essa fuga está à frente de sua instalação, ou seja, se é a fiação de saída que está com problemas ou se o problema está na fiação de entrada, ou seja, na fiação que passa antes de chegar no módulo.
Em uma instalação com diversos módulos espalhados pela fiação, uma situação adversa na fiação seria reportada por, pelo menos, dois módulos IDL520 diferentes, onde o primeiro da linha iria mostrar que o problema está na saída e o próximo módulo instalado na extensão da fiação irá demonstrar que o problemas está na entrada.
Na situação acima, saberíamos exatamente o trecho da fiação que está apresentando problemas e deve receber manutenção e reparos.
Quando o módulo isolador IDL520 identifica essa situação de falha na fiação, ele informa pra a central que o sistema está em falha, portanto, opera parcialmente.
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.