A central de alarme de incêndio convencional, código AFVR40LTS, é um equipamento que sempre deve ser instalado na parede dos locais onde existem pessoas aptas e treinadas para realizar a vigilância e operação do sistema de alarme de incêndio.
Podemos dar como exemplo destes tipos de locais, as recepções, portarias, salas de segurança, etc.
Este equipamento é considerado o “cérebro” do sistema de alarme e detecção de incêndio e possui três funções essenciais.
A primeira função é alimentar constantemente seus dispositivos periféricos de entrada (que são os detectores e botoeiras de alarme de incêndio) e ao mesmo tempo, realizar a comunicação lógica com os mesmos a fim de receber sinais de alarme quando os dispositivos periféricos entram em ativação.
Esta alimentação elétrica é realizada através de cabos elétricos (Positivo e Negativo) e sua infraestrutura de instalação deve respeitar a norma para projetos de alarme e detecção de incêndio (NBR 17240), em conjunto com a norma de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410).
A segunda função da central de alarme de incêndio convencional, código AFVR40LTS, é realizar a rápida e exata identificação do local onde está ocorrendo um princípio de incêndio, através do fio negativo, que é o responsável por receber o sinal de alarme proveniente dos dispositivos periféricos (Detectores e Acionadores Manuais de Alarme de Incêndio).
Sempre que for preciso cadastrar no visor da central um endereço onde pode ocorrer um princípio de incêndio (Exemplo: 1o Andar, 2o Andar, Subsolo 1, etc), é necessário que esse local tenha um fio negativo, exclusivo para receber os detectores e botoeiras de alarme de incêndio.
Esta central pode ter até 40 endereços (laços), ou seja, pode-se nomear até 40 locais diferentes no visor de LCD que fica na parte frontal da central. É importante observar que cada laço (endereço) pode receber até 20 dispositivos periféricos, desde que estes dispositivos estejam no mesmo lugar fisicamente.
Exemplo: Em um saguão de entrada de um edifício qualquer existem 10 detectores de fumaça instalados no teto. Como todos os detectores se encontram no mesmo lugar físico, não há a necessidade de dar um nome individual para cada detector aparecer no visor de LCD da central. Apenas há necessidade de endereçar o local em que estão instalados.
Com isso, esses 10 detectores de fumaça estarão conectados em um único fio negativo e qualquer um destes detectores que entrar em alarme, a central irá mostrar o alarme vindo de “Saguão de Entrada” (Este nome é configurável em até 16 caracteres).
Exemplo 2: Em um hotel existem 40 quartos e cada quarto possui um detector de fumaça instalado no teto. Neste caso, cada detector deve receber um nome individual (Ex: Quarto 1, Quarto 2, etc.), pois cada detector está instalado em um local físico diferente. Sendo assim, essa instalação deve ter 40 fios negativos (um para cada quarto) e 04 fios positivos (Um para cada grupo de 10 endereços).
Por fim, a terceira função da central de alarme de incêndio convencional de 40 laços, código AFVR40LTS é realizar ações de alerta e alarme através de sua saída de sirenes e, também, realizar ações de automação e/ou ações que facilitem a evacuação da edificação através de suas duas saídas relé NA/NF.
Essas ações de alerta, alarme, evacuação e automação são realizadas automaticamente assim que a central recebe a comunicação da ocorrência de um princípio de incêndio enviada pelos dispositivos periféricos de entrada (Detectores e Botoeiras de Alarme de Incêndio).
A central de alarme de incêndio código AFVR40LTS possui uma saída específica para a ativação de sirenes e alertas visuais, que pode ser configurada para entrar em alarme imediatamente ao receber um sinal de alarme ou pode ativar as sirenes e alertas visuais depois de um tempo programado, que pode variar de 0 a 266 segundos.
Além da saída de sirenes, a central de alarme de incêndio de 40 laços, com visor de LCD, código AFVR40LTS possui duas saídas relé NA/NF que servem para ativar ou desativar qualquer dispositivo elétrico (Direta ou indiretamente) assim que a central recebe um sinal alarme. Em outras palavras, esta central pode ser utilizada para automações diversas.
Uma das saídas de relé NA/NF também é muito utilizada para interligar a central de alarme com outros tipos de sistemas de alarme, inclusive para interligar em sistemas de alarme de incêndio endereçáveis, através de módulos de entrada, módulos de controle ou módulos de zona. (Muito comum em instalações em lojas de shoppings)
Este equipamento possui 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação e é amplamente utilizado em todo o Brasil.