Nesta versão, o detector de temperatura convencional 12/24Vcc recebe em sua saída relé NA um Módulo de Entrada IOT, que serve para realizar o monitoramento remoto do sistema de alarme de incêndio convencional através da internet, via protocolo WiFi (Sem Fio – Wireless), utilizando o aplicativo mobile “Sempre IoT”, disponível de forma gratuita para uso e download na Play Store e na Apple Store.
Com o uso do módulo, os usuários e responsáveis pelo sistema de alarme de incêndio convencional conseguem receber e compartilhar, na internet, os alarmes, falhas e remoções do detector termovelocimétrico convencional onde o módulo é instalado, utilizando seu smartphone ou tablet. O detector de temperatura convencional com saída relé NA somado ao Módulo de Entrada Convencional IOT possui código de referência: AFDTVIOT.
Tanto o detector quanto o módulo WiFi-IOT devem ser instalados no teto de determinados ambientes da edificação, de forma que o detector convencional continue com suas funções normais de realizar a rápida detecção do aumento da temperatura no ambiente caso ocorra um princípio de incêndio, enviando este sinal de alarme para uma central de alarme convencional, enquanto o módulo realiza o monitoramento dos alarmes e falhas do detector ou do conjunto de detectores instalados em um mesmo laço, enviando estes sinais para o aplicativo auxiliado por roteadores de internet comum.
Este detector atua de duas formas diferentes. A primeira delas é a ativação quando a temperatura do ambiente ultrapassar os 57°C e a segunda atuação é a identificação da alteração brusca de temperatura no ambiente, onde o detector ativa se a temperatura variar 8°C em menos de um minuto.
O método de instalação mais comum dos detectores térmicos convencionais é a ligação dos mesmos em conjunto com centrais de alarme de incêndio convencionais, através de cabos elétricos, porém, quando somado ao módulo IOT, os detectores termovelocimétricos convencionais com saída relé NA conseguem atingir diversas outras aplicações autônomas (sem central convencional), resolvendo muitos problemas existentes no mercado.
Na instalação convencional, o detector avisa para a central de alarme de incêndio convencional sempre que realiza a detecção do aumento de temperatura em determinado ambiente, possibilitando uma rápida localização de um princípio de incêndio em qualquer lugar da edificação caso haja algum monitoramento humano da central. Quando a central de alarme de incêndio convencional recebe o sinal de alerta proveniente do detector térmico código, AFDTV, ela realiza automaticamente as ações que lhe foram programadas, como tocar as sirenes, liberar as portas automáticas, entre outras diversas ações possíveis.
Por se tratar de um equipamento convencional, este detector funciona em conjunto com qualquer Central de Alarme de Incêndio Convencional, pois ambos os equipamentos (detector e central) possuem protocolo de comunicação aberto. Com o auxílio do Módulo de Entrada Convencional IOT, é possível também vincular o alarme do detector termovelocimétrico com um Módulo IOT de saída Relé NA/NF, de forma a conseguir realizar diversas automações wireless (sem fio), através da internet, sem limite físico de distância, onde um detector de temperatura convencional instalado em Manaus pode ativar uma válvula de segurança em Londrina, desde que ambos possuam conexão Wi-Fi com a Internet.
É possível realizar o vínculo de um ou mais módulos de entrada Convencional WiFi (O Módulo IOT convencional possui código de referência AFS09) com um ou mais módulos WiFi de saída relé NA/NF, (O Módulo Relé IOT possui código de referência AFS03), de forma que os módulos relés ativem automaticamente, sem fio, equipamentos como sistemas de ventilação, portas e catracas automáticas, sistemas automáticos de combate de incêndios, etc, assim que o detector de incêndio ou botoeira entrar em alarme, sem a necessidade de utilizar nenhum tipo de cabeamento ou qualquer tipo de ligação elétrica entre o detector ou botoeira de incêndio e os dispositivos que serão acionados ou desligados automaticamente, podendo ainda monitorar o alarme por aplicativo para celular e realizar ativações / desativações manuais no app.
Existe ainda a possibilidade de realizar o vínculo sem fio do módulo de entrada convencional AFS09 com um alerta sonoro e luminoso wifi código AFS10 que, ao receber o sinal de alarme do módulo de entrada, ativará seu alerta sonoro através de um buzzer e seu alerta luminoso através de LEDs SMD de alto brilho na cor vermelha, indicando que existe uma situação de incêndio e necessita iniciar a evacuação na edificação. Este sinalizador Audiovisual código AFS10 também pode ser utilizado para servir como sirene de reunião de brigada, WiFi.
Por fim, o sistema conta também com o módulo monitor de saída de sirenes código AFS12, que realiza o monitoramento remoto das sirenes e alertas sonoros e luminosos convencionais, informando para o usuário se os equipamentos de saída estão em alarme, falha ou foram removidos da base.
Estes equipamentos possuem 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação.
O Download e Utilização do Aplicativo, bem como o controle e monitoramento do sistema é gratuito.