Esta junção de equipamentos é dedicada à detecção e alarme de abertura da porta da caixa ip65, a prova d’agua, que abriga acionadores manuais de alarme de incêndio, botoeiras de bomba de incêndio, entre outros tipos de dispositivos de acionamento que devem ter seu acesso inibido, porém, mantendo-o livre para eventuais acionamentos necessários. Com o uso do módulo WiFi IOT também é possível monitorar o alarme da botoeira de incêndio e o circuito elétrico (laço) da central convencional sem precisar realizar nenhum tipo de cabeamento externo adicional, pois o sistema se comunica sem fio com o aplicativo mobile.
Nesta versão o módulo WiFi IOT recebe como entrada um acionador manual de alarme de incêndio convencional com saída relé NA e também uma chave micro switch anti-tamper, que serve como detector de abertura de porta via contato eletromecânico, onde o módulo é responsável por enviar o sinal de alarme ou da abertura indesejada para um aplicativo mobile para smartphones e tablets.
O aplicativo mobile “Sempre IoT” é o responsável por condensar todos os alarmes de equipamentos e dispositivos individuais e exibir para os usuários tais alarmes e ocorrências. O APP está disponível de forma gratuita para download na Play Store e na Apple Store.
É possível realizar a instalação do Módulo de Entrada IOT dentro do próprio abrigo IP65 em conjunto com o acionador manual de alarme de incêndio convencional e também em conjunto com contato eletromecânico de alarme de abertura de porta, sem ter a necessidade de realizar nenhum cabeamento externo. Para isso, realize a escolha do módulo que utiliza duas pilhas AA como forma de alimentação elétrica e, desta forma, o sistema funcionará de forma autônoma, sem grandes necessidades de infraestrutura além de um bom sinal de internet WiFi 2,4GHz nas proximidades do local onde o módulo de monitoramento sem fio for instalado. Também é possível realizar a instalação do módulo com fonte de energia elétrica se a necessidade do local for a resposta instantânea dos acionamentos e alarmes.
É possível vincular sem fio (wireless) o sinal dos módulo de entrada com o Módulo IOT de saída Relé NA/NF WiFi, de forma a conseguir realizar diversas automações através da internet pelo aplicativo, sem limite físico de distância, onde o acionamento do alarme em Manaus pode ativar uma central de segurança em Londrina, desde que ambos possuam conexão Wi-Fi com a Internet.
Existem quatro tipos diferentes de módulos de entrada WiFi IOT que podem ser adaptados de diversas formas, a depender do tipo de instalação e do tipo de monitoramento desejado. Os quatro tipos de módulos de entrada relatados abaixo podem funcionar de forma autônoma, com 2x Pilhas AA, que possui delay de 8 segundos entre a ocorrência do evento e o alarme no app do celular, ou funcionar com alimentação elétrica via fonte de corrente contínua de 5Vcc a 24Vcc, com alarme instantâneo no aplicativo mobile. OBS: Não usar o +24V e -24V do laço convencional como fonte de alimentação do módulo.
O primeiro tipo de módulo é o de Entrada de Ativação (ON), Código AFS04. Este módulo tem a função apenas de receber o sinal de alarme proveniente do contato eletromecânico da caixa ip65 e/ou da botoeira de alarme de incêndio com saída relé normalmente aberta, sem fazer distinção dos alarmes, sendo ideal para instalações onde não se deseja realizar o monitoramento do laço da central de alarme de Incêndio e tratar igualmente o sinal de alarme ou abertura, praticamente de forma autônoma. O Módulo S04 (Somente Ativação) envia o sinal de alarme para um ou mais usuários do aplicativo mobile e também envia uma ordem de ativação sem fio para outros módulos IOT, que podem estar conectados em equipamentos elétricos localizados em diversos locais do mundo. OBS: Este módulo por ser do tipo “somente ativação”, não envia ordens de desligar os equipamentos controlados de forma wireless pela internet, via protocolo WiFi.
O segundo tipo de módulo é o de Entrada Liga / Desliga, Código AFS05. Este módulo tem a mesma função do módulo AFS04, porém, nesta versão ele envia automaticamente a ordem de ligar e também a ordem de desligar para os equipamentos elétricos e módulos IOT que possuam vínculo sem fio mutuamente, de acordo com o estado da saída relé da botoeira e/ou do contato elétrico de abertura da porta da caixa ip65.
O terceiro tipo é o módulo IOT com saída relé código AFS03, que serve para receber somente o sinal de alarme, similar aos módulos S04 e S05, identificar no app e ativar algum equipamento elétrico próximo, via cabeamento, através da saída relé NA/NF do módulo AFS03. Este é o tipo ideal de módulo IOT para se instalar no sistema quando se pretende ligá-lo também em conjunto com algum equipamento externo, como por exemplo uma sirene de alta potência.
O quarto tipo é o módulo IOT convencional, código AFS09, que serve para diferenciar os dois tipos de alarme (abertura de porta ou alarme de incêndio) e também monitorar para monitorar a integridade do circuito de alimentação elétrica do laço convencional ou da fonte de corrente contínua. Se o circuito estiver íntegro ou se o circuito elétrico for rompido / danificado, o módulo realizará a detecção e enviará um sinal de alerta no aplicativo.
Existe ainda a possibilidade de realizar o vínculo sem fio dos módulos de entrada WiFi IOT AFS03, AFS04, AFS05, AFS09 com um alerta sonoro e luminoso wifi código AFS06 que, ao receber o sinal de alarme do módulo de entrada, ativará seu alerta sonoro através de um buzzer e seu alerta luminoso através de LEDs SMD de alto brilho na cor vermelha, indicando localmente que existe uma situação de atípica ocorrendo. Este sinalizador Audiovisual código AFS06 geralmente é instalado em salas de segurança, recepções, etc, podendo também ser ativado ou desativado manualmente, através do aplicativo para Android e IOS.
Estes equipamentos possuem 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação.
O uso do aplicativo é gratuito, bem como o monitoramento dos dispositivos.